segunda-feira, 18 de julho de 2011

Definição de Movimentos sociais

"Os Movimentos Sociais podem ser considerados como empreendimentos coletivos para estabelecer nova ordem de vida. Tem eles início numa condição de inquietação e derivam seu poder de motivação na insatisfação diante de uma forma corrente de vida, de um lado, e dos desejos e esperanças de um novo esquema ou sistema de viver, do outro". (LEE apud LAKATOS, 1990)
Não há movimento social sem descontentamento social, pessoas necessariamente compartilham uma mesma sensação de inadequação e injustiça. Diante da impossibilidade de se adaptarem dentro dos mecanismos vigentes, e compartilhando um sentimento comum, pessoas se unem articuladamente na gerência de ações capazes de afetar os mecanismos dos sistemas sociais para viabilizar sua inserção social. Alguns agem numa ordem ativa, pois querem mudar o sistema político-social. Outros agem dentro de uma ordem passiva, no sentido de que não aspiram a mudanças no modo como a sociedade se encontra estruturada, apenas tentam a inclusão de pessoas marginalizadas no sistema vigente.


O vídeo abaixo, na voz de Geraldo Vandré, músico da década de 60, retrata o percurso dos Movimentos Sociais no Brasil nos anos ditatoriais, o músico tornou-se famoso pois suas músicas eram ícones da oposição ao Regime Militar, e retratava a resistência do Movimento Civil e Estudantil à Ditadura, principalmente quando foi decretado o AI-5. O refrão da canção foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores.                                                                   





http://youtu.be/PDWuwh6edky



TIPOS DE MOVIMENTOS SOCIAIS

MIGRATÓRIO

 

Principal característica: insatisfação com sua sociedade de origem; seus agentes migram para lugares totalmente diferentes do local de origem, na esperança de melhores condições sociais.
Ex: Movimentos Migratórios de Nordestinos para o sudeste do país.






PROGRESSISTA


Também são chamados de liberais, agem no desejo de mudar, numa atualização social permanente, contrapondo-se às regras, leis e tradições existentes.
Ex: Sindicalistas, partidos políticos, comunidades eclesiásticas.



CONSERVADORISTAS OU DE RESISTÊNCIA



Resistem às reformas e mudanças.
Ex: Grupos que se manifestam contra a legalização do aborteo e do divórcio; ecólogos desejosos de um retorno ao naturalismo maculado pelo mundo altamente industrializado.


REPRESSIVOS OU REACIONÁRIOS


Reúnem indivíduos insatisfeitos com mudanças e almejam reestabelecer as condições sociais que antes imperavam. Os grupos são formados por descontentamentos e mudanças.
Ex: Ku KLux Klan, Neonazistas, Tradição Família e Propriedade (cuja proposta se fundamenta em princípios “puristas” da  Família Cristã).


REFORMISTAS


Seus membros primam por introduzir o que acreditam ser o melhor para a sociedade à qual pertencem, sem alterar as estruturas básicas estabelecidas.
Ex: movimentos feministas, homossexuais ou mesmo o movimento abolicionista durante o Período do Império.


EXPRESSIVOS


Grupos que se direcionam a realizar transformações em sua própria percepção e reações frente ao que é socialmente conflitante, desagradável e confinante.
Ex: Movimentos Religiosos como: Hare Krishna e o Messiânico

UTÓPICOS

Esse tipo de movimento se caracteriza pela fuga da realidade, criando um discurso
 para fundamentar uma sociedade ideal.
Ex: Movimentos Hippies


REVOLUCIONÁRIOS
Movimentos Sociais que se organizam para combater o que é conflitante, desagradável e confinante. Desejam mudanças rápidas e saem em campo para romper com a ordem hegemônica para conquistar seus interesses.
Ex: IRA


Obras Consultadas

RIBEIRO, Cláudio da Silva; Silva, Virgínia de Oliveira Silva. Movimentos Sociais e Educação: rede de ações e letramento para o mundo. v. 1 - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008.
 

2 comentários:

  1. Esse video retrata um período negro da nossa história - Ditadura Militar.
    O golpe militar(1964)acabou com o sonho de muita gente! Assassinatos, torturas e as mais diversas crueldades foram realizadas pelos "milicos" da época.A revolução foi necessária e ajudou o Brasil a ser o que é hoje.

    Izaura Moraes

    ResponderExcluir
  2. A ditadura acabou, mas continuam as "torturas" em nosso país, principalmente em relação a mulher e ao negro.Esses continuam sendo vítimas da negligência dos poderosos, agora no lugar de armas e prisões, existe o descasso que também deixam marcas por toda a vida...

    ResponderExcluir