quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Opressão e Resistência no período escravocrata e pós abolição.

No século XVI, as populações negras desembarcavam no Brasil, onde foram escravizadas até o ano de 1888, quando formalmente a escravidão foi abolida, com a Lei Áurea. Antes deste documento ser assinado os negros enfrentavam péssimas condições de sobrevivência, com precária condição de vida. É possível afirmar que depois de todos esses anos depois da abolição a população negra ainda enfrenta grandes desafios. O racismo permanece enraizado em nossa sociedade, produzindo discriminação, que implicada na agregação entre raça e classe.

Pincipais conceitos abordados:

O Etnocentrismo é um conceito no qual trata de indivíduos ou grupos de pessoas que tem os mesmos hábitos e caráter social. Quando encontram outros hábitos e costumes, ocorre a discriminação do próximo, devido sua condição social, costumes diferentes ou até mesmo pela sua raça.

O Racialismo refere-se ao um grupo de ciências que procuram e pesquisam a confirmação de que a raça humana é subdividida em outras raças e sub raças.

A Assimilação trata-se de um processo no qual vários indivíduos concordam e obtém de outros grupos diferentes dos seus; como por exemplo no modo de agir, no pensar, nas emoções, entre outros; para que assim haja uma integração sociocultural entre os povos.   

O racismo antissemita refere-se a todas as pessoas que tinham ódio ao povo Judeu. Estes sofreram diversas atrocidades por ser visto como uma raça. O Holocausto de Adolf Hitler que julgava a raça alemã superior aos judeus, aconteceu para preservar a pureza da raça alemã. Em razão da concepção hitleriana, milhares de pessoas sofreram e morreram nos campos de concentração em condições totalmente desumanas. Judeus/judias eram muitos discriminados. Com isso eles eram impedidos de ocupar funções por causa do seu sangue que era considerado impuro. Essa ausência do sangue puro, era visto por outros grupos como a falta de sinceridade.

O pensamento do sangue impuro adota o conceito de Determinismo Hereditário, uma lei que buscava a origem dos povos brancos e dos que não eram brancos, através da geração de cada um e não da aparência.   

O Apartheid foi um movimento que trouxe muita violência devido os preconceitos que os negros sofriam pelos brancos, onde lhe era negado o reconhecimento dos seus direitos, sejam eles quais forem, principalmente os sociais e políticos. Com isso, o governo segregou a saúde, a educação e outros serviços públicos, oferecendo sempre aos negros serviços inferiores em relação aos dos brancos. Esse movimento era exercido pelos brancos, para que houvesse uma dominação da raça humana, um regime de segregação racial. Os negros iam sendo privados cada vez mais de sua Cidadania, proibindo também a miscigenação das raças branca e negra. Os direitos da grande maioria dos habitantes foram afetados e cercados pelo governo formado pela minoria que era branca. Nelson Mandela foi um grande líder, contra os preconceitos e injustiças que o movimento Apartheid trouxe aos negros na África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário