quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Plano de ação

Titulo: Esporte: Meio de Oportunidades para o Gênero Feminino.
Nome: Grupo 04
Órgão em que Trabalho: Conselho Tutelar
Cargo:
Função:
Município: Bom Jesus do Norte
Pólo: Bom Jesus do Norte
Professora online: Lívia Rangel
Data de Finalização do Módulo 2: 05/10/2011

Objetivo Geral: 
Levar ao conhecimento de todas as adolescentes de 12 a 16 anos a importância da equidade de gênero. Desenvolvendo as habilidades de cada adolescente, contribuindo também para sua valorização pessoal, assim como diminuindo sua ociosidade e aumentando as notas escolares para promover a integração no competitivo mercado de trabalho. Com base nos textos que nos ilumina sobre a cultura arraigada de que as mulheres desde cedo aprendem a brincar de boneca e casinha ao invés de prepará-las para o mercado de trabalho, é que apresentamos uma alternativa para amenizar este problema através do esporte.
Segundo o texto: “As mulheres pobres, sobretudo as negras, possuem menos acesso ao mundo público, suportam a sobrecarga de trabalhos domésticos e têm menores oportunidades de realizar sonhos que as conduzam à emancipação financeira ou social”. A partir deste contexto que queremos mudar esta realidade, pois através do esporte, que podemos abrir caminhos para uma sociedade menos preconceituosa.


Justificativa:
Percebe-se que a adolescente nesta idade, além do conflito da adolescência, sofre o conflito do preconceito, não temos em nosso município um projeto voltado para elas. Preocupa-se com os “meninos” em relação a drogas, violência, roubo, entre outros e se esquecem das meninas. Estas estão cada vez mais sem perspectiva de vida e se igualando aos meninos somente no aspecto da criminalidade. Pretendemos colocá-las em igualdade de condições em direito, como inseri-las no mundo da política e do esporte. Conforme elucida no texto Desigualdades de gênero no Brasil:
Mulheres com maiores níveis de educação e participação no mercado de trabalho estão, em geral, mais capacitadas para contribuir para a saúde e a produtividade de suas famílias e localidades, criando melhores perspectivas para as novas gerações.”
Pensamos no Futebol para trabalharmos a questão do preconceito, no qual a sociedade vê o mesmo apenas como um esporte que deveria ser praticado pelos homens, isto será uma forma de passar uma mensagem, com base nas informações que “os padrões culturais sexistas da sociedade dificultam a entrada da mulher em algumas ocupações...” é com esse embasamento, que iremos tentar quebrar este paradigma para a valorização feminina no mundo considerado masculino.

Descrição da ação:
Articular com a secretaria de assistência social da referida cidade, secretaria de esportes, secretaria de educação, Conselho Tutelar, Conselho municipal de direito da criança e adolescente para implementar esportes e palestras voltado para estas adolescentes. Seria a princípio ofertado Futebol e Vôlei. Todas as adolescentes deverão além de participar desses esportes, serem acompanhadas nas escolas para diminuir a evasão escolar e melhorar seu desempenho intelectual, além de participar de palestras didáticas ministradas por profissionais da área de saúde, educação e justiça (rede Intersetorial), no intuito de prepará-las para se transformarem em adultas menos vitimas da discriminação social por serem do sexo feminino.
As palestras seriam a cada 2 (dois) meses e trataria dos seguintes temas: Educação sexual, violência, drogas, família e trabalho. Seria um trabalho de valorização e conscientização política, social e cultural da mulher. Por fim, estas adolescentes seriam multiplicadoras deste projeto, após participar dessas palestras e debates, elas próprias poderiam promover eventos de conscientização para outros adolescentes, inclusive para os homens, sua família, sua comunidade, enfim, aonde e para quem for necessário. Este projeto deverá ser executado no CRAS, ou seja, existe um campo de futebol ao lado desta instituição que servirá para atender esta demanda.

Cronograma:
Outubro
Reunir com as instituições para discutir o projeto
Novembro
Licitar e comprar o Material necessário para o projeto
Fevereiro
Selecionar as meninas através do Conselho Tutelar e Escola
Março a dezembro
Inaugurar as aulas que seria 2 vezes por semana e palestras a cada 2 meses.
Dezembro
Formação das multiplicadoras


Material:
01 rede de Vôlei
01 Campo de futebol
02 bolas de futebol
02 bolas de Vôlei
50 camisas
50 pares de chuteiras
50 shorts
50 pares de meiões
01 data show
01 notebook
01 pendrive
Profissional contratado:
01 professor de educação física. O restante dos profissionais, seriam da rede Intersetorial, ou seja, não seria necessário contratá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário