terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA: inserção do negro(a) na sociedade brasileira

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Ainda que o ponto alto da celebração aconteça na data da morte de Zumbi dos Palmares. O ano de 2011 é considerado o ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Nacional da Consciência Negra envolveu diversos países nos debates sobre o tema. No Brasil, o ponto alto dessa celebração foi o Afro XXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, que aconteceu em Salvador, de 16 a 19 de novembro. O evento reuniu representantes de países sul-americanos, caribenhos, africanos e ibero-americanos, que participaram de debates sobre a situação atual da população negra nesses países.

O documento final do evento, intitulado Declaração de Salvador, foi assinado por cinco chefes de Estado e pelos delegados de outros 11 países presentes na reunião. O documento prevê a criação de um fundo internacional para ações de reparação aos afrodescendentes e de combate ao racismo, além de instituir Salvador como a Capital Afrodescendente da Ibero-América.








Durante o evento, foi lançado o Guia de Orientação das Nações Unidas no Brasil para Denúncias de Discriminação Étnico-Racial, criado em parceria entre agências da ONU no Brasil e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Para Ler e ter acesso ao guia na íntegra acesse o site:  http://www.unifem.org.br/sites/700/710/00002100.pdf

A publicação faz parte do trabalho do UNICEF de promoção de equidade racial. Desde novembro do ano passado, o UNICEF no Brasil vem mobilizando governos e sociedade para promover e proteger o direito à igualdade étnico-racial desde a infância por meio da campanha "Por uma infância sem racismo". 





Saiba como participar da campanha
" Por uma infância sem racismo" em http://www.infanciasemracismo.org.br/participe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário