quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Processo de estratificação social e racial no Brasil

O Percurso das relações raciais no Brasil provém de uma complexidade muito além do que podemos imaginar, mas que ao mesmo tempo se apresenta com bastante clareza uma história a todos os indivíduos que ainda possam ter algum tipo de discriminação ou dúvida em relação a esse assunto. O preconceito vem dos primórdios, é toda uma história contextualizada de povos que discriminam e que são discriminados pela sua raça, pois na maioria das vezes os que sofrem o preconceito são pobres e não tem uma situação de vida equilibrada, na qual os superiores excluem de forma desumana todo aquele que seja inferior ao seu modo de ser. Podemos observar que se passaram vários anos e a maioria das pessoas ainda não sabem respeitar as diferenças existentes nos dias atuais, tornando cada vez mais o nosso país desigual.

Através dos assuntos apresentados foram vistos conceitos importantes, dentre eles: o Racismo é o tema principal, pois é dele que surgem todos os demais questionamentos. Ele faz referência a várias ações e idéias que tem como objetivo a dominação de um certo grupo da Sociedade, dividindo a população em grupos que são superiores “minoria”, e inferiores “maioria”.

A Lei Áurea foi importantíssima para o povo escravo nos anos de 1888, onde ocorreu a Abolição da Escravatura, ou seja, é extinta formalmente a escravidão pela Princesa Isabel quando assinou essa lei, criando um documento que eliminasse todos os tipos de castigos que os negros sofriam por causa de sua raça e modo de viver.

O termo mestiço é utilizado para indicar uma população ou grupo social que apresenta homogeneidade cultural e lingüística, compartilhando sua história e origem, ou seja, descendentes de duas ou mais etnias ou raças.

Democracia racial refere-se o nosso país mostrando a todos os demais países que em nosso meio vivíamos sem conflitos, preconceitos e discriminações em relação à raça do povo que se fazia presente. Esse conceito mostra uma imagem de harmonia, um país sem qualquer tipo de desigualdade racial, e sim justo e sem a presença do racismo; no entando sabemos que essa não é a democracia  que vivenciamos.

Oligarquias é um pequeno grupo de indivíduos exercendo um poder a favor de si próprio ou de sua família.

Os Grupos focais nada mais é que pessoas colocando suas opiniões e experiências em relação ao mundo que vive deixando bem claro o seu ponto vista. É bastante importante esse grupo, pois dá coragem a todos a aqueles indivíduos a exporem com sinceridade e clareza o que pensam sobre um determinado assunto.

Ethos é a cultura de um povo. Refere-se à identidade de cada um, mostrando a diferença que existe entre as pessoas. A identidade de um ser humano, enfim, de uma população, nunca para de ser construída, ou seja, sempre descobre algo novo de si e do outro.


 
"A felicidade não está na igualdade dos pensamentos, e sim na superação das diferenças."Murilo Antunes Barroqueiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário