segunda-feira, 7 de maio de 2012

"A Transversalidade de Gênero e Raça na Gestão Pública".


      O quinto módulo deste curso nos apresenta o percurso histórico no qual a sociedade brasileira se vê acometida, ora por privações de direitos econômicos e sociais, ora por políticas distributivas; como também dos marcos legais que institucionalizam políticas públicas para a promoção da igualdade racial e econômica.
          Diante deste aspecto ressaltado temos o conceito de globalização que surge nos anos de 1970 (Crise do Petróleo) e que irá nortear toda uma política de "Estado mínimo" tanto no campo social quanto econômico. Por outro lado, o movimento de globalização propiciou aos movimentos sociais um caráter universal, não mais apenas operário, ganhando visibilidade os movimentos de luta por igualdade de gênero e raça no país e no mundo.quinto módulo nos apresentam o percurso histórico no qual a sociedade brasileira se vê acometida ora por privações de direitos econômicos e sociais ora por políticas distributivas; como também dos marcos legais que institucionalizam políticas públicas para a promoção da igualdade racial e econômica.
          Com o processo de redemocratização da política que culminou com o fim do período ditatorial (1964-1985), o país começa a enfrentar um processo de conjuntura política mais intensivo, o neoliberalismo, que preconiza aos Estados, além de uma intervenção mínima, uma política de privatizações dos órgãos públicos de prestação de serviços. Tal processo durará até o final do ano de 2002. O período 2003-2010 o país passa por uma "nova" redemocratização, tanto na economia quanto na política o que promove a inserção da representação popular na política como a ascensão de camadas populares na economia.
            Nesse sentido, apresentam-se os seguintes conceitos abordados "A Transversalidade de Gênero e Raça na Gestão Pública". O conceito de Estado mínimo fundamentasse no fato de que a máquina pública deve desenvolver ações menos onerosas de forma a evitar gastos desnecessários. Como também uma mínima intervenção no campo econômico. Enquanto que o de descentralização que possui uma estreita relação ao de "Estado mínimo", uma vez que, o mesmo se caracteriza pela transferência de ações, antes cabíveis ao Estado, agora de responsabilidade da sociedade civil organizada. O conceito também pode ser explicitado pelo processo de privatizações de órgãos do governo de prestações de serviços.
            Já o conceito de interseccionalidade demonstra como as formas de desigualdades se apresentam nos mais diferentes grupos sociais. Nesse sentido políticas públicas e estudos sobre as desigualdades são formulados. Por outro lado o de intersetorialidade caracterizasse pelo fato de comportar em sua matriz de ação o caráter de envolvimento com outros setores e programas políticos, com o intuito de minimizar as mazelas do público alvo. Nesse sentido tanto a sociedade civil organizada quanto o Estado atuam em conformidade com o projeto, juntamente com outros existentes.
            Por fim também foi abordado o conceito de transversalidade como sendo um canal de interlocução de políticas públicas que atendam não somente um aspecto, gênero ou raça, mais que envolva-os de forma que todas as possibilidades possam ser exercidas para com os grupos vitimados por desigualdades sociais, econômicas e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário