sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NEGRO REI

A luta contra qualquer tipo de racismo ou preconceito ainda é muito desafiadora, grande parte da história relacionada ao racismo é desconhecida. A crença da existência de raças superiores e inferiores ainda é utilizada para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Quantas vezes ouvimos nas rua, nas escolas, ou até mesmo em nossos grupos de convívio diário pessoas se referindo aos negros como "macacos", "marginais", etc, sem mesmo conhecer sua essência, seu caráter, sua história de vida, ou seja, essas pessoas ainda são julgadas pelo esteriótipo criado à séculos atrás. Felizmente hoje somos amparados por leis que punem as pessoas por qualquer ato de preconceito, mas ainda há a falta de informação de tais direitos.
 Há pessoas com o preconceito tão enraizado, que as vezes me vejo no início de todo o processo pelo qual o racismo passou. Fazendo essa retrospectiva do percurso do racismo até hoje, percebe-se que as marcas são gritantes, quantas vezes nos deparamos com crianças de 3, 4 ,7  anos de idade excluindo o coleguinha por ele ser negro, por ter o cabelo crespo, etc, por ser diferente dos considerados brancos, esse preconceito tão precoce vem de onde? da sociedade? dos pais? da família? da escola? Muitos deles ao se referirem aos outros de maneira estigmatizante nem sabem o significado de tal preconceito. Porque ainda existem grande quantitativo de pessoas que são discriminadas por sua cor? Até quando essas pessoas "iguais" viverão com   vulnerabilidade social, sem perspectivas de um futuro melhor.
Luciane Anselmé Moreira



O vídeo abaixo, através da música Negro rei, do grupo Cidade Negra trás um pouquinho da história e das consequências do Racismo. Vale a pena ver e ouvir essa linda canção. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário