sábado, 10 de dezembro de 2011

PLANO DE AÇÃO

Plano de ação

Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça-GPPGR

MÓDULO 03
UNIDADE 05

TITULO:
Processo de conscientização e politização dos/as negros/as do município de Bom Jesus do Norte: resgate cultural versus alienação frente o sistema educacional

Identificação:

NOME: GRUPO 04
ÓRGÃO EM QUE TRABALHA:
CARGO:
FUNÇÃO:
MUNICIPIO: BOM JESUS DO NORTE-ES
NOME DO POLO: BOM JESUS DO NORTE
NOME DA PROFESSORA ON-LINE: LIVIA DE AZEVEDO S. RANGEL
DATA DE FINALIZAÇÃO DO MÓDULO 03: 11/12/2011


OBJETIVO GERAL DA AÇÃO:

Conscientizar os/as negros/as sobre a sua identidade cultural e a realidade no qual encontram-se inseridos e promover ações que proporcionem subsídios para a promoção de sua autonomia no decorrer do processo de participação política.

JUSTIFICATIVA:

Desde o fim da escravidão o negro vem sofrendo injustiças e discriminações por parte da sociedade e do Estado. Pode-se observar, outrora, a intenção do governar de promover o branqueamento racial ao incentivar a imigração de europeus, inclusive investindo na educação e saúde em detrimento dos direitos dos afro-descendentes que naquele momento encontravam-se amontoados às margens da sociedade.
A Desigualdade social, econômica e política no Brasil têm sexo, raça/cor e etnia. Esta afirmativa se justifica quando observamos a existência de grupos étnicos com baixos níveis de escolaridade, perspectiva de vida, emprego, envoltos por uma realidade de violência e exclusão social. Verifica-se a discriminação por parte do governo brasileiro ao analisar os livros de didáticos, no qual contam a historia do negro de forma tendenciosa, pois começam a partir da escravidão, trazendo relatos de exploração e violência, entretanto, deveriam resgatar as raízes da cultura negra na África, valorizando-o, ademais, a resistência negra contra o regime escravocrata. Conseqüentemente, as crianças brancas ficam com uma imagem estereotipada e as negras sentem-se envergonhadas do passado contado nos livros. Dentre outros fatores, este contribuiu fortemente para a valorização de uma atitude discricionária da sociedade acerca da questão raça/ etnia.
Destarte, buscamos destacar o racismo como um fenômeno cruel e insidioso, presente em diferentes setores, corroborando os efeitos macabros no sistema de ensino no País. Essa influência negativa atinge os grupos sociais e os indivíduos, interferindo no processo de socialização e da construção da cidadania no decorrer de suas vidas. O racismo necessita ser descortinado com bravura e determinação política, possibilitando a atuação de profissionais comprometidos para com a moral/ ética e politicamente, a fim de reduzir a desigualdade racial e construir uma sociedade justa que reconhece, compreende, e aceita o “diferente”.


DESCRIÇÃO DA AÇÃO:

Aprofundar-se nas causas e consequências das dispersões dos/as africanos/as pelo mundo e abordar a História da África antes da escravidão.
Reconhecer a existência do racismo no Brasil, valorizar a individualidade dos/as negros/as e as raízes da cultura Africana, começando pelas escolas e, a posteriormente, avançando por outros espaços públicos. Promover eventos com a participação massiva dos/as negros/as e todos os profissionais da rede intersetorial, valorizando a cultura e a história negra antes, durante e após a escravidão, com o intuíto de resgatar a identidade “perdida”, conscientizando-os sobre a origem da exclusão em que vivenciam. Através desses encontros e eventos de valorização da cultura, serão conscientizados e politizados a fim de obter um espaço próprio denominado casa da cultura, no qual todos terão acesso para conhecer e participar das atividades, valorizando e inserindo os negros na pauta das lutas dos movimentos sociais.
Portanto, começaria o trabalho nas escolas com as crianças e avançaria para todos os setores do município, principalmente pelas secretarias de cultura e Assistência Social. Estas secretarias, juntamente com a secretaria de educação, incentivariam a participação dos/as negros/as e de toda a sociedade para conhecer e valorizar o “diferente”.
Criação de um espaço, dentro das escolas, para reflexão e estudos sobre a situação da população negra no Brasil, objetivando alcançar a participação dos pais dos alunos matriculados.



CRONOGRAMA

JANEIRO
Apresentação do plano de ação nas escolas
FEVEREIRO
Apresentação do plano de ação na rede intersetorial
MARÇO
Mobilização das crianças através da história contado antes da escravidão, dentro das escolas.
ABRIL
Atividades culturais nos espaços públicos
ABRIL
Mobilização da sociedade em geral para questão do negro com eventos fora da escola.
MAIO
Criação da casa da cultura para eventos e estudos.



POPULAÇÃO BENEFICIADA:
A População negra e, de forma específica, as crianças nas escolas do município de Bom Jesus do Norte.

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