domingo, 21 de agosto de 2011

Questão de gênero e raça/ etnia: influência religiosa

A unidade II do Módulo II deixa claro no texto nº 05 que a religião possui papel preponderante sobre a questão de gênero. O texto demonstra segundo a visão da historiadora Iníridas Morales, que durante o século XVIII a Igreja Católica, no intuito de subordinar as mulheres à ordem patriarcal vigente, sobretudo as escravas negras, estabeleceu o arquétipo de Maria como modelo a ser seguido, em detrimento da imagem de Eva.
                                   Mulher orando à lareira de José de Almeida e Silva

Há vários debates em torno desse assunto. Podemos, por exemplo, analisar o livro de Sandra Duarte de Souza datado do ano de 2007, intitulado “Gênero e Religião no Brasil: Ensaios Feministas”, no qual pesquisadoras brasileiras analisam a relação de gênero e religião a partir de diversas áreas do conhecimento. Clique aqui  para acessar o fichamento.
No site scielo.br, há um texto científico denominado “Revista Mandrágora: gênero e religião nos estudos feministas”, que aborda de forma sistemática os questionamentos latentes sobre a intrínseca ligação entre a questão de gênero e religião sob autoria de Sandra Duarte de Souza.
Na internet há um vídeo (clique aqui), no qual a palestrante Valéria Melki Busin, Psicóloga, explana o tema violência simbólica correlacionando com a questão de gênero, diversidade sexual e raça/ etnia com a religião.

Devemos analisar criticamente todas as imposições advindas de instituições sedentas por dominação e poder. Devemos estar conscientes quanto à necessidade de lutar por nossos direitos, enquanto seres cognitivos, pois possuímos a capacidade de galgar conquistas importantes para avançar sobre o inteligível, ou seja, sobre a questão de gênero e raça/etnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário