sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HIERARQUIA SOCIAL: você percebe ou não?

As Hierarquias Sociais constituem-se um dos temas fundadores das Ciências na Filosofia Moral esses estudos sempre foram associados aos privilégios e ao sentimento de Ascensão Social
De Marx a Max Weber, dentre outros, essa problemática é fundamental. No Brasil, as questões do preconceito e da discriminação estão implicados na associação entre a raça e classe.
O conceito de classe só tem sentido quando a teoria geral do funcionamento é o capitalismo.
A proposta é discutir, a perspectiva da Sociologia, a construção da intersecção das categorias gênero, classe e raça e entender como as diferenças sociais são estruturadas por hierarquias raciais.
Lembremos que a temática das hierarquias sociais está relacionada à distribuição de poder na sociedade. A classe social decorreria da posse de determinados bens que tem importância decisiva na esfera do mercado. Existem situações em que o critério de pertencimento ao grupo é a ascensão e o prestígio social.
Tomamos como base desse estudo em nossa região onde não se faz diferente do país e do mundo, as classes sociais são separadas por poder aquisitivo é uma verdadeira discriminação para as classes menos favorecidas.
As aquisições de bens levam pessoas a se tornarem aceitas na sociedade e se destacarem com nomes e sobrenomes. As classes menos favorecidas encontram dificuldades no convívio social refletindo no seu jeito simples de viver onde o lucro é substituído por salário para a classe de operários.

 

Após a vizualização da reportagem, fica mais fácil perceber a divisão social, pois o vídeo destaca os conflitos e as conquistas vivenciadas por 3 gerações diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário