quarta-feira, 21 de março de 2012

Políticas Públicas em Gênero e Raça


O tema “Políticas Públicas em Gênero e Raça retrata a importância e o poder que estas obtêm quando estão relacionadas ao gênero e a raça de cada indivíduo, expõe claramente como é necessário que haja respeito mútuo entre as pessoas, independente como seja em qual classe a pertence, todos têm os mesmos direitos e deveres. A igualdade é um princípio valioso, que devemos buscar todos os dias, para que adquirimos melhores condições de vida, que as pessoas deixam de ter um olhar individualista e passem a pensar e agir em prol de todos. É por isso, que essa unidade vem abordar questões relacionadas a cada cidadão e cidadã sobre os seus cumprimentos no dever de exercer com igualdade e sem preconceito, independente de gênero, raça e situação financeira, a cidadania. Para que ela se faça presente em nosso meio, estimulando cada vez mais a superação de cada um no desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, é necessário que todos queiram ser justo, e que lutem por um Brasil mais democrático. Devemos ser persistente nessa luta para o bem de todos, para que através dos movimentos sociais como o próprio texto abordou amenizarmos as desigualdades e os preconceitos existentes entre homens e mulheres. O objetivo maior é conquistar um Brasil mais democrático e justo, onde cada ser humano respeite os direitos do próximo e cumpram com os seus deveres. É com esse propósito que os movimentos sociais se basearam e conquistaram importantes direitos constitucionais que antes não se faziam presentes no cotidiano de cada cidadão, e assim obtiveram uma maior participação social das pessoas para denunciar os preconceitos, desigualdades e discriminações que existiam no meio público, principalmente, quando se referiam aos negros e as mulheres. Os Movimentos Sociais foram e são muito importantes para o crescimento do nosso país, pois através deles que muitos direitos foram protegidos e que vários preconceitos em relação ao gênero e a raça de cada indivíduo foi vencido. Até os dias atuais tivemos um grande e valioso progresso na democracia, como por exemplo, a criação da delegacia das mulheres, que foi um importante instrumento na luta contra as violências domésticas e as desigualdades de gênero, mas é preciso melhorar muito mais. É preciso que o preconceito, as desigualdades fiquem esquecidas, criando um ambiente mais saudável para o povo brasileiro usufruir de uma vida estruturada, com oportunidades a todos, enfim, um meio em que todos possam viver dignamente.
De acordo com a leitura dos assuntos apresentados foram vistos conceitos importantes, dentre eles: Políticas públicas são diretrizes que devem estar fundamentadas em leis que tenha o objetivo de contribuir através de ações para melhores condições do poder público.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres foi o primeiro órgão que auxiliou o sexo feminino, protegendo-as e estimulando meios para o progresso político, lutando para eliminar todo tipo de discriminação e desigualdade que pudesse existir com o gênero, tornando seguro todos os direitos humanos e cidadania plena a elas. A SPM tinha como objetivo dar segurança as mulheres, principalmente quando eram violentadas.
O Pronaf Mulher refere-se a um crédito oferecido a elas que como agricultoras, podiam investir em suas terras, pois a mulher passa a ter direitos de titulação de terra, no qual a propriedade ficasse no seu nome.
Os Acordos de Cooperação Internacional nada mais é que um acordo e cooperação seja ela financeira ou técnica entre ambas partes do negócio para lutar contra as dificuldades econômicas e sociais; como as discriminações de gênero e raça; para que tenha uma boa durabilidade.
A Secretaria de Educação Continuada (SECAD) é aquela que oferece educação para todos, sem distinção, seja negro, indígena, entre outros; além de capacitar os educadores.
A Temática racial tem a finalidade de ensinar a toda sociedade através do incentivo que é necessário a equidade e a igualdade étnico-racial, que somos iguais, independente da raça que pertencemos. Esse conceito luta contra o racismo desde cedo; para que na infância as crianças já aprendam a não tratar desigual o próximo.
Gtedeo são ações que tem por objetivo combater as discriminações no emprego de cada indivíduo.
Os Planos Plurianuais são projetos no qual são planejados para um determinado governo, onde tem uma duração de quatro anos.
A Morbimortalidade refere-se a várias pessoas que são atingidas por algumas doenças e que podem ou não chegar a morte.
Observa-se que o nosso país já teve excelentes avanços, mas é preciso melhorar ainda mais, pois quanto maior forem à participação de cada cidadão ao cumprir o seu papel nas políticas públicas e no exercício contínuo da cidadania, melhores condições de vida todos terão. É preciso antes de tudo, que cada indivíduo respeite o espaço e os direitos do próximo, para que as diferenças entre as pessoas não se tornem um meio de discriminações e sim um caminho de aprendizagens. Desse modo faço os seguintes questionamentos: Como está sendo meu papel como cidadão e cidadã, para que os Direitos de todos sejam valorizados e respeitados? Será que minhas ações estão sendo baseadas em pensamentos individualistas ou no coletivismo? Quando cobro o respeito do próximo, estou merecendo e oferecendo o mesmo? Quais são as ações que estamos vivenciando em nosso país? Estamos contribuindo para promover a igualdade de todos? O que estamos fazendo para que tenhamos um Brasil mais democrático e justo, onde a cidadania seja exercida por todos? O que tenho feito para melhorar a realidade Social do nosso país?
Temos a obrigação de ser cidadãos participativos! Cobrar das autoridades para que tenhamos política pública que favoreça a igualdade e que fiquemos sempre atentos para que a nossa luta não caia no esquecimento e que não seja engavetada pelos que conquistaram o poder com a ajuda de todos nós. Que eles, realmente, trabalhem visando uma sociedade mais igualitária. Devemos deixar de nos omitir quando depararmos com algo que não concordamos e que seja errado, e cobrar sempre os nossos direitos, as promessas feitas e que na maioria das vezes não são cumpridas. Cabe a nós também promovermos no meio escolar, profissional, social, enfim, no ambiente público, o direito do próximo, a liberdade e a igualdade. Para melhorar, precisamos ir à luta sem medo de nos expor! Sabemos que a sociedade atualmente tem tido avanços significativos, através da mobilização e participação de cada cidadão, é por isso que a presença de cada um é indispensável nessa luta de construirmos um ambiente mais saudável de se viver. Cada ser humano deve ter consciência do valor que tem suas ações, é preciso que não desanimemos de lutar por um Brasil igualitário, mas para isso devemos estar cientes das leis que regem o nosso município, estado e país. Desse modo que poderemos cobrar melhor de nossos governantes, tendo mais consciência da realidade que nos são proporcionadas e assim lutar por uma vida digna e com oportunidades a todos sem distinção, independente, do gênero e raça que o indivíduo seja e pertença. É necessário que comece de nós mesmos, que sejamos exemplos para a sociedade. O respeito é um princípio valioso que a vida nos oferece, que nossos atos sejam exemplos de como é viver verdadeiramente como cidadão, que busca incansavelmente a cidadania. Cabe a cada um de nós, repensarmos sobre nossas atitudes, para juntos transformarmos a sociedade em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário